INTRODUÇÃO AO TEXTO DISSERTATIVO

Atualizado: 17 de jul. de 2021

Não existe uma regra ou um modelo único para a construção de um texto dissertativo. Há diversas possibilidades para começar, desenvolver e finalizar a redação e dependerá do tema, do conhecimento que tem a respeito dele, do conjunto de ideias que quer passar e do enfoque que deseja dar.

Algumas das possibilidades mais comuns para introduzir um texto são:


1. Abordagem histórica

Ex.: Diferentemente do que ocorreu em séculos passados durante o processo de colonização, o Brasil, no século XXI, destaca-se no cenário mundial por atuar como área de atração populacional.


2. Contextualização e definição de uma tese

Ex.: A violência contra o menor vem se tornando um assunto cada vez mais popular hoje em dia. Leis e programas têm sido criado para proteger os jovens . Mas, para se analisar a questão da violência contra o menor no Brasil, é essencial que se discutam suas causas e suas consequências.


3. Interrogação

Ex.: Nos últimos anos, o Brasil passou por várias decepções com os políticos do país. A revelação dos esquemas de corrupção e um grande número de políticos envolvidos colocou em cheque algumas questões. É certo dizer que grande parte dos políticos brasileiros não possuem muito prestígio e confiabilidade entre o povo?


4. Exemplo ou dados

Ex.: A ONU apresenta a fome como um grande problema da humanidade, principalmente a fome infantil. Quarenta mil crianças morrem no mundo, vítimas de doenças comuns combinadas com a desnutrição. Para cada criança que morreu, muitas outras vivem com a saúde debilitada. Enquanto muitos passam necessidade, outros jogam comida no lixo.


5. Ilustração ou metáfora

Ex.: Sentar em uma frigideira com óleo quente foi o castigo imposto ao pequeno D., de um ano e meio, pelo pai, alcoólatra. Temendo ser preso, ele levou a criança a um hospital uma semana depois. A mulher, também vítima de espancamentos, o denunciou à polícia. A agressão doméstica é uma realidade para muitos hoje em dia.


6. Citação

Ex: Em sua canção “Pela Internet”, o cantor brasileiro Gilberto Gil louva a quantidade de informações disponibilizadas pelas plataformas digitais para seus usuários. No entanto, com o avanço de algoritmos e mecanismos de controle de dados desenvolvidos por empresas de aplicativos e redes sociais, essa abundância vem sendo restringida e as notícias, e produtos culturais vêm sendo cada vez mais direcionados – uma conjuntura atual apta a moldar os hábitos e a informatividade dos usuários. Desse modo, tal manipulação do comportamento de usuários pela seleção prévia de dados é inconcebível e merece um olhar mais crítico de enfrentamento.


#Estudos #Dicas #Introdução #Dissertação #Exames

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Todo texto argumentativo apresenta um desafio em comum: convencer alguém de alguma coisa, defender seu ponto de vista, apresentar a validade de uma tese. Para isso, existem vários recursos usados para